Teve início na última quarta-feira, dia 4 de agosto, o "Projeto Superação de Judô" em Pirassununga, que oferecerá aulas gratuitas de judô para 100 alunos da EMEIJAEF (TI) “PROF.ª ZULEIKA VÉLIDE FRANCESCHI VELLOSO”, na Vila São Pedro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes, a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal, com apoio do Instituto Linos Barros e viabilizada e com verbas destinadas via Ministério do Esporte, do Governo Federal.
O projeto atenderá crianças da região, oferecendo aulas regulares de judô aliadas ao acompanhamento pedagógico, com duração prevista de 12 meses. A iniciativa utiliza a Metodologia Branco Zanol, desenvolvida pelo ex-atleta olímpico que coordena o projeto nacionalmente e que fez o lançamento oficial da ação em nossa cidade.
O evento contou com a presença do Prefeito Fernando Lubrechet, do Vice-Prefeito Lawrence Waclawiak, do Secretário de Esportes Daniel Oliveira, do Secretário de Educação Fernando Del Nero, do Secretário de Segurança Pública, Marcelo dos Santos Baima além dos vereadores Reinaldo Caridade, Sandra Vadalá, Capitão Theo, Wellington Cintra, Gigio e Fabríocio Lubrechet, representantes do Instituto Linos Barros, pais de alunos e da comunidade escolar.
O destaque da manhã foi a presença dos atletas olímpicos Branco Zanol (judô) e Diego Hypólito (ginástica artística). Ambos participaram de uma conversa motivacional com os alunos, reforçando a importância da dedicação, da disciplina e dos sonhos na trajetória esportiva e de vida.
Todos os alunos participantes receberam gratuitamente um kit completo com quimono, faixa e materiais para treinamento, além de uma estrutura adequada com tatames e espaço seguro para a prática esportiva dentro da escola.
O Projeto Superação vai além do esporte: é uma ferramenta de transformação social, com foco no desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes. Dois grandes eventos fazem parte da programação anual do projeto. “o Projeto Superação não é apenas sobre o judô, é sobre disciplina, respeito, superação de limites e construção de um futuro melhor para nossos jovens”, destacou Daniel Oliveira, Secretário de Esportes.